Home / Sobre a Cidade / Religião / Banho da Imagem de Bronze de Santo Antônio

Banho da Imagem de Bronze de Santo Antônio

Tudo começou no dia onze de junho de mil novecentos e noventa e dois, com os amigos Omar Augusto Arrais Batista Torres de Castro Filho-“Omarzinho” como era conhecido (já falecido) professor do Colégio Santo Antônio na época, Rosomiro Batista dos Santos Filho- o “Miro” (hoje professor da Rede Municipal de Ensino), Raimundo Amaury Batista de Sousa (popular “BIGU”, pintor e hoje funcionário público Municipal) e Josino Alves da Costa (na época comerciante e hoje vice-prefeito do Município). Estavam eles reunidos em frente ao Bar chamado “Pulo do Gato “, onde hoje funciona a Pizzaria “Entre Amigos” que fica em frente à Praça de Santo Antônio, conversando sobre o movimento das festividades de Santo Antônio…Quando de repente o Omarzinho olhou para a imagem de Santo Antônio que ficava num palanque de costas para a casa da Srª Irley Gantuss, e de frente para a Matriz abençoando-a, e disse para os amigos como a imagem estava muito suja  parecendo velha e sem brilho, pois já tinha mais de dez anos que a imagem havia sido colocada naquele lugar e parecia que nunca havia sido limpa e muito menos polida, pois por ser de bronze era pra ficar reluzente.

Foi então que os amigos tiveram a ideia de dar o banho na imagem de bronze do Santo Antônio. Há quem diga que eles fizeram isso com interesse de casarem…  Mas acreditem que o real objetivo do banho foi para verem a imagem de Santo Antônio limpa e reluzente como ouro.

Depois da conversa que tiveram saíram para providenciarem os materiais necessários para o banho, banho de cheiro e polimento da imagem. No dia doze de junho bem cedinho os quatro amigos começaram os trabalhos do banho da imagem de Santo Antônio e as pessoas que por ali passavam e viram aquela arrumação ficaram curiosas e perguntavam se era alguma promessa que aqueles jovens estavam pagando e eles respondiam que não. Estavam fazendo aquilo por que queriam ver a imagem do Santo Padroeiro limpo e reluzente.

Não demorou em aparecerem outras pessoas querendo dar sua parcela de contribuição, como o Sr. Omar Arrais, pai do Omarzinho, que vendo a dificuldade doou e doa até hoje água para o banho e também a amiga Soraya Yared que ajudou, ora carregando baldes de água ora dando brilho na imagem. Quando terminaram com o banho e o polimento, recolheram todo material e ficaram a observar o feito. Ficou linda e reluzente como ouro a imagem do nosso Padroeiro Santo Antônio, ficaram realmente realizados e com a sensação de dever cumprido. Foi então que combinaram em dar o banho na imagem de Santo Antônio no ano seguinte.

No ano de 1994, Omarzinho após prestar concurso público para a Policia Civil mudou-se para Monte Alegre e Josino viajou para Manaus, ficando apenas Rosomiro (Miro) e Bigú. Com a saída deles ficaram mais ou menos dois ou três anos sem realizar o BANHO DA IMAGEM DE BRONZE DE SANTO ANTÔNIO. Após esse tempo chegou de Belém Luiz Anibal de Siqueira Arrais, irmão do Omarzinho que junto com Rosomiro (Miro) e Bigú decidiram continuar com o Banho de Santo Antônio, só que sendo dia 31 de maio. Quando as pessoas viram foram se envolvendo e hoje contam com a colaboração de muitos amigos como: Sidney Siqueira, Junior Patricio, Bidinha, Jorge Castro Filho, Ricardo Aragão, Alexandro Marinos, Victor Arrais, Francisco Pinom (Thesco), Junior (Filho da Mariney), Sr. Protazio, Sr. Omar Arrais, Teodorico (Dodo) e outros… não esquecendo das mulheres que sempre os apoiaram como a Joelma (mulher dos fogos e folhas de cheiro para o banho de cheiro), Eliany Arrais, Auristela Siqueira, Vicência Siqueira, Daliodete Siqueira Arrais, Darize Siqueira, Dolores Archimima, Mariney, Janaina Siqueira, Barbara Arrais e outras…

E foi assim que virou tradição o Banho da Imagem de bronze de Santo Antônio agora sendo realizado todo dia 31 de maio e quando terminam e param para apreciar o feito, sentem aquela sensação de dever cumprido e junto com ela a saudade do irmão, companheiro e amigo Omarzinho que acreditam hoje está ao lado de Nosso Senhor olhando por todos nós. E é por isso que dedicam todos os anos o banho da imagem de bronze de Santo Antônio a ele que foi um dos incentivadores ao ato. Saudades eternas do amigo, irmão e companheiro Omar Arrais Filho (Omarzinho).

Fonte: Revista de Santo Antônio – 2017

Sobre fabianoalenquer

x

Veja também

Oração Jubilar: 300 Anos de Bênçãos

Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, / há 300 anos aparecestes ...